Musa do Rodeio Nacional e Mister Brasil Sertanejo 2019 participam de desfile no Aniversário de Barretos
Marcando as comemorações do aniversário de 165 anos da cidade de Barretos e o Dia do Soldado, a Prefeitura de Barretos realizou na manhã de domingo (25), o Desfile Cívico – Militar, Folclórico e Alegórico, que teve como tema geral "Barretos, da Fundação à Tradição" com mais de 40 blocos.
O desfile, que teve início no Recinto Paulo de Lima Corrêa, passou pela avenida 23 e finalizou na Rua 18 contou com a participação de Larissa Medeiros - Musa do Rodeio Nacional 2019, e Cristian Boldness - Mister Brasil Sertanejo 2019. Ambos usaram o trajes do estilista barretense Marcelo Ortale e estiveram no primeiro carro do desfile que trouxe, simbolicamente, o bolo de aniversário da cidade representando o Concurso Nacional de Beleza Country. Esta foi a quinta vez que um casal representou o certame no desfile. A primeira vez aconteceu no ano de 2014 com a participação da então Musa do Rodeio Nacional, Natália Bichueti, e do Mister Rodeio Brasil 2014, David Alexandre.
Participaram ainda secretarias municipais, instituições sociais, culturais, folclóricas, esportivas, educacionais, carnavalescas, saúde e bandas marciais.
Como ilustrações foram apresentadas mais de 10 alegorias. Dentro do desfile foi realizado um Cortejo Cultural de grupos da região, realizado por meio do Programa de Ação Cultural (PROAC), da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, e com apoio da Secretaria de Cultura de Barretos. O projeto é idealizado e produzido pela empresa de gestão de projetos culturais PrumoPro.
O Cortejo teve apresentações da Companhia Charolas, de São Sebastião (MG); Grupo Frutos da Terra, de Olímpia (SP); Grupo Danças Zé do Patrocínio, Congada Três Colinas, Franca (SP), Grupo Capoeira e Grupo Maracatu, de Guaíra (SP), todas com paradas em frente a Tribuna de Honra, onde o prefeito Guilherme Ávila recepcionou autoridades barretenses e regionais.
Abrindo o desfile, o locutor de rodeios Filé veio num trio elétrico contagiando o público ao longo do trajeto. Em seguida o Corpo de Bombeiros abriu o desfile militar, seguido do Tiro de Guerra, que teve também a leitura da Ordem do Dia na concentração, alusiva ao Dia do Soldado.
Na sequência começaram as apresentações civis. Também no final, o trio elétrico trouxe o também locutor barretense Paulinho 1001, que levantou a plateia com seu estilo particular de grande animador. A cada atração o público vibrava e aplaudia. Na passagem de fanfarras e bandas marciais a alegria foi geral.
Destaque para a Banda Marcial Municipal de Barretos que fez sua estreia no desfile barretense. Apresentaram ainda, a de Promissão, Bicentenária Paineiras de Itapeva e São Luiz, de Jaboticabal, cujas balizas “tiraram” pessoas da plateia para dançar, inclusive o prefeito Guilherme Ávila, que foi convidado a descer da Tribuna e o fez, ganhando aplausos do público.
O prefeito Guilherme Ávila ressaltou a importância da tradição e da valorização da cultura regional. "Desde criança eu acompanhava esse desfile com o deslumbramento que hoje tenho a felicidade de ver estampado no rosto do público presente. Esse é, sem dúvida, um dos maiores orgulhos de minha gestão, o resgate do nosso desfile, seu crescimento até chegar ao espetáculo de cultura e tradição que ele se tornou hoje. É o momento de celebrar Barretos pelo seu aniversário e ter orgulho de nossas raízes culturais", disse o prefeito.
O secretário municipal de Cultura, João Batista Chicalé, coordenador geral do Desfile, destacou que o evento atendeu a todas as expectativas, desde a organização, pontualidade, a beleza de todos os carros alegórico, blocos e apresentações.
“A participação do Cortejo Cultural, realizado por meio do Programa de Ação Cultural - Proac da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, organizado pela empresa Prumo Pró, com patrocínio do Grupo Tereos e co-patrocínio do Savegnago, contribuiu para enriquecer ainda mais o Desfile. Agradeço ao apoio de toda a equipe da Secretaria Municipal de Cultura, às demais secretarias, à imprensa e a todos os participantes e grupos envolvidos, que contribuíram para que mais esse sonho fosse possível, e, em especial à família barretense que prestigiou e nos deu o incentivo necessário ao trabalho", ressaltou.
O desfile teve tradução para LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais), feita para um grupo que estava na Tribuna de Honra.